Palavra da ACI

ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Agradecimento pelo apoio recebido ao longo de 2016

Prezados(as) Associados, Diretores, Conselheiros e Parceiros,

 

A união de esforços em busca do bem comum, base e razão de ser do associativismo, foi o fator decisivo para as realizações da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista em 2016. Fomos parceiros de diversas entidades na promoção de prêmios que valorizam o bom jornalismo feito no estado. Apoiamos a edição de livros. Debatemos a comunicação em eventos na capital e no interior. Organizamos eventos recreativos que aproximaram e enriqueceram o convívio entre colegas. Estimulamos o aperfeiçoamento profissional. Tomamos posições firmes na defesa da liberdade de imprensa.

 

Poderíamos ter feito mais, é fato. E não pretendo aqui usar a escassez de recursos da entidade ou o caráter voluntário da atuação dos dirigentes como “desculpa” para o que deixou de ser realizado. Quero, em vez disso, assumir o compromisso de seguir adiante e, independente de quaisquer dificuldades, produzir ainda mais em 2017.

 

O Brasil enfrenta dificuldades, é verdade. Também é inegável que a imprensa tem obstáculos ainda maiores, já que precisa superar questões conjunturais (a crise econômica e política que assola a todos) e estruturais (a necessidade de transformação do modelo de negócio do setor). Justamente por isso, ganha importância o associativismo.

 

A ACI, com o apoio inestimável de seus parceiros, a quem agradeço imensamente, pode ser incentivadora de ações de aperfeiçoamento profissional e de discussão de novos cenários para empresas e profissionais. Porque é essencial, nesse momento, estarmos ao lado daqueles que atuam nas redações, assessorias, redes de TV e quaisquer outros meios para apoiá-los no esforço necessário para avançar e se manter competitivo em um mercado cada vez mais complexo. Ainda estamos planejando nossas ações, mas tenham certeza de que atuaremos mais intensamente na área de aperfeiçoamento.

 

O fim do ano também é momento de reflexão. Infelizmente, tivemos perdas enormes desde correspondência semelhante a essa que enviei em fins de 2015. A ACI e a Comunicação Catarinense perderam uma figura ímpar, fraterno amigo, vice-presidente da ACI, jornalista Roger Bitencourt, que nos deixou de forma trágica e inaceitável. Deixo aqui o meu carinho e gratidão à esposa Karin Verzbickas, em nome de quem transmito meus sentimentos a todos aqueles que perderam entes queridos. Mais recentemente todos sofremos também a perda, também de maneira inexplicável, de mais de duas dezenas de colegas da imprensa na tragédia que causou comoção mundial e que provocou a morte de quase toda a delegação que acompanhava a Chapecoense em um momento histórico.

 

História, é preciso dizer, que chegaria a cada um de nós graças ao talento daqueles jornalistas que acompanhavam o time do Oeste Catarinense. Porque a Imprensa tem essa função vital – a de espalhar informação e conhecimento. E isso, não importam as dificuldades ou tragédias que tenham de enfrentar, nossos colegas tem feito com destemor e talento inegáveis, como mais uma vez ficou provado em 2016.

 

As tristezas e tragédias são fatos inescapáveis da vida. Cabe a cada um de nós aprender e, principalmente, fazer o que estiver a nosso alcance para melhorar o mundo. A união em busca do bem comum, hoje mais que nunca, é a chave que nos permitirá superar essas dores, enfrentar os obstáculos e vencer. A ACI está e estará pronta a apoiar todo o segmento da comunicação catarinense no que for possível.

 

Informo ainda que estarei licenciado do cargo de Presidente da entidade pelos próximos dois meses. No período, em atenção ao nosso estatuto, a presidência interina será exercida pela jornalista Déborah Almada (vice-presidente), que conta com o respaldo de toda a diretoria para comandar a entidade.

 

Por fim, mas não menos importante, deixo aqui meus votos – em meu nome e em nome da ACI – de um Natal com muita paz e união e um Ano Novo pleno de realizações.

 

Ademir Arnon
Presidente

ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Av. Hercílio Luz, 639 – 9° andar
Sala 904/905 - Ed. Alpha Centauri
Centro – Florianópolis SC / 88020-000

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital