Notícias

  Publicado em 27 de Julho

Ato solene na Capital comemora os 187 anos da imprensa em Santa Catarina

Foto: Tiago de Oliveira

Solenidade na Praça XV, no Centro de Florianópolis, marcou as comemorações pelos 187 anos da imprensa em Santa Catarina. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) e teve a participação de jornalistas, autoridades e convidados.

 

A data celebra o surgimento do primeiro jornal de Santa Catarina, em 28 de julho de 1831, fundado pelo lagunense Jerônimo Francisco Coelho, que morreu em 1860 aos 54 anos de idade.

 

O grande Jerônimo Coelho, criador do O Catharinense e pioneiro da imprensa no Estado, deu mostras de retidão, compromisso cívico e responsabilidade com o bem público, sempre buscando a construção de um Estado mais desenvolvido e justo. Não por acaso, sua memória é celebrada ainda hoje, com eventos promovidos pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista em sua terra natal, Laguna, em Florianópolis e em Chapecó. Conhecer e celebrar exemplos do passado, como estamos fazendo nesses eventos, é o primeiro passo para a compreensão do presente e, principalmente, a projeção do futuro. Porque cabe também à imprensa, muitas vezes a responsável pelo primeiro registro de fatos que serão história, a preservação da memória da sociedade e a valorização de pessoas e acontecimentos que tiveram importância fundamental para a construção da sociedade na qual vivemos. Exemplos, como o de Jerônimo Coelho, que devem inspirar os profissionais do presente e servir de norte para o enfrentamento do que virá, ressalta Ademir Arnon, Presidente da ACI.

 

O evento contou com pronunciamento alusivo a data do Presidente do Conselho Superior da ACI – Casa do Jornalista e Presidente da Academia Catarinense de Letras, Salomão Ribas Junior e pelo Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Anderson Malgueiro, e é organizado pela ACI – Casa do Jornalista, Maçonaria de SC, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, Instituto Histórico e Geográfico de SC (IHGSC) e pela Academia Catarinense de Letras.

 

Próximo Evento

O próximo evento será em Chapecó, sob a Coordenação do Diretor Regional do Oeste da ACI – Casa do Jornalista, Marcos Antônio Bedin, no próximo sábado (dia 4 de agosto) cerca de 550 profissionais de todo o Estado estarão reunidos às 11 horas da manhã na sede campestre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó.

 

O 11º Encontro da Imprensa Catarinense marcará o encerramento das  comemorações pelos 187 anos da imprensa em Santa Catarina, 86 anos da Associação Catarinense de Imprensa e 50 anos da Casa do Jornalista. A programação consistirá de solenidade festiva, homenagem aos profissionais de comunicação com 50 anos de atividades (Luiz Carlos Prates e Alberto Gonçalves de Souza), homenagens institucionais (Faesc e Sicredi) e almoço festivo.

 

Participarão jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação, representando o caráter multiprofissional da ACI.

 

 

0 Comentários




Repita: « 4741 3 721
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Av. Hercílio Luz, 639 – 9° andar
Sala 904/905 - Ed. Alpha Centauri
Centro – Florianópolis SC / 88020-000

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital