Notícias

  Publicado em 21 de Novembro

Diretor da Making Of, Claiton Selistre, lança livro sobre bastidores do jornalismo

Ruy Carlos Ostermann, Armindo Antônio Ranzolin, Guga, Pedro Sirotski, Mário, Neves, Roberto Alves, Luis Carlos Prates, Paulo Alceu, Paulo Santana, Antônio Britto e Luiz Fernando Veríssimo são alguns dos ilustres personagens que surgem no livro de Claiton Selistre, Anotações de um jornalista − Bastidores de rádios, TVs, jornais e Copas do Mundo, que será lançado no dia 27 de novembro, segunda-feira, às 18 horas, no Outback Steakhouse, Beiramar Shopping.

 

Claiton narra suas convivências e experiências em mais de 40 anos de profissão, dos quais 11 na Companhia Jornalística Caldas Júnior e 31 na RBS. Esteve presente em oito Copas do Mundo de Futebol, testemunha do tetra e do pentacampeonato do Brasil nos Estados Unidos e no Japão.

 

Formado em Jornalismo pela UFRGS, começou sua vida profissional em Porto Alegre como repórter estagiário da Folha da Tarde, atuou na Central que abastecia de informações o Correio do Povo, Rádio Guaíba e Folha da Manhã. Foi diretor de jornalismo da TV Guaíba e da Rádio Gaúcha. Já em Santa Catarina, dirigiu a CBN Diário, TVCom e RBS TV. Atualmente é sócio do Portal Making Of e consultor em Comunicação.   

 

O autor ressalva que seu livro não é uma autobiografia, mas simplesmente uma coletânea de episódios de várias épocas, como por exemplo uma festa em Paris onde esteve presente a manequim Luiza Brunet, em 1998, e o episódio judicial recente que a envolveu com o empresário que iria adquirir as empresas da RBS em Santa Catarina. Conta fatos divertidos que vivenciou, mas também momentos difíceis, alguns dos quais ainda muitos vivos na memória de leitores, ouvintes e telespectadores.

 

Claiton Selistre nasceu em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, e reside há 30 anos em Florianópolis, Santa Catarina. É casado, tem três filhos e quatro netos.

 

Na contracapa

Na sociedade da informação e da inovação tecnológica nada melhor que acessar às anotações de um experiente jornalista que ocupou e desempenhou relevantes missões no mundo das comunicações. São mais de 40 anos de carreira do jornalista Claiton Selistre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e suas passagens por vários países.  Desde a simples reportagem às mais importantes e influentes funções de direção nas principais empresas jornalísticas do sul do país, o autor deste livro abre o jogo. 

 

Na primeira orelha

“Gostaria de deixar um depoimento sobre os pontos que nortearam as muitas decisões que precisei tomar e que podem, quem sabe, ajudar a quem quiser viver a vida de jornalista ou melhor entendê-los.”  

 

***

“Nesse mundo em que o digital detonou os processos tradicionais de comunicação, é mais difícil distinguir os maus dos bem-intencionados, em qualquer nível. Há uma única certeza:  que é preciso ficar atento ao que se acompanha em qualquer plataforma e identificar os sinais de rompimento ético. Eles são visíveis ou, se não forem, no momento serão um dia. A maior certeza do Jornalismo é que a verdade prevalece, mais cedo ou mais tarde.”

 

***

 

“O objetivo nas próximas páginas é contar algumas histórias curiosas, divertidas e até trágicas que testemunhei.  (...) Então, o importante que presenciei no Rio Grande do Sul de 1970 a 1988, depois por mais 26 anos em Santa Catarina e em missões jornalísticas pelo mundo afora, vai estar aqui.”

 

Na segunda orelha

Claiton Selistre nasceu no histórico município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha e em Porto Alegre estudou Jornalismo na UFRGS, onde teve seu primeiro trabalho, ainda como estudante, na Folha da Tarde em 1970. E a carreira prosseguiu nas rádios Guaíba e Gaúcha, TV2 Guaíba, jornal Correio do Povo e na sucursal do Jornal do Brasil. Já em Santa Catarina atuou na RBS TV, rádio CBN Diário e TV Com. Hoje, com três filhos e quatro netos, é sócio do Portal Making Of e consultor em Comunicação. “Como já me disseram, jornalista nunca para”, justifica sua nova atividade depois de tantos anos de trabalho, pois, sempre em busca da inovação, a mídia toda está convergindo para a internet e, no futuro, não haverá separação entre rádio, jornal e TV.

0 Comentários




Repita: « 7 9 71
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Av. Hercílio Luz, 639 – 9° andar
Sala 904/905 - Ed. Alpha Centauri
Centro – Florianópolis SC / 88020-000

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital