Notícias

  Publicado em 01 de Agosto

Encontro da Imprensa em Chapecó reúne profissionais de todas as áreas da comunicação

Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) Ademir Arnon e o coordenador do evento e diretor regional Marcos A. Bedin

O 12O ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE, considerado o maior evento da comunicação barriga-verde, será realizado neste sábado, dia 03 de agosto de 2019, na sede Social da CDL, em Chapecó, organizado e promovido pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela MB Comunicação.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) Ademir Arnon e o coordenador do evento e diretor regional Marcos A. Bedin assinalam que os objetivos do Encontro são: a celebração da liberdade de imprensa como pedra de toque de todas as demais liberdades civis e democráticas, a valorização de todas as profissões abrigadas sob o manto da comunicação social, o reconhecimento da comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento econômico, cultural e político.

O Encontro consistirá de solenidade com homenagens aos profissionais com 50 anos de atividade, palestra e almoço de confraternização. No período da tarde haverá sorteio de brindes e shows musicais. É aguardada a participação de 500 profissionais de comunicação de todo Estado.

Participarão do encontro jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

Quatro profissionais e duas organizações serão distinguidas pelos serviços prestados à comunidade. Receberão homenagem os profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação: jornalista ARY SILVEIRA DE SOUZA (Joinville), radialista GERALDO LUIZ SALVADOR (Tubarão), jornalista JOÃO FRANCISCO DA SILVA (Joinville) e radialista SÍLVIO LODDI (Florianópolis).

Homenagens institucionais pelos 50 anos de contribuição ao desenvolvimento regional serão prestadas à CDL CHAPECÓ (presidente Clóvis Afonso Spohr) e COOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOS (presidente Mário Lanznaster).

 

ARY SILVEIRA DE SOUZA

Com 82 anos de vida e 58 anos dedicados à comunicação no norte de Santa Catarina, o editor Ary Silveira de Souza receberá homenagem no grande evento da mídia barriga-verde. Ary Silveira de Souza tem 82 anos de vida. Natural de Joinville (SC), é casado com Claudete Maria Vieira de Souza e pai de Sérgio Luís Silveira de
Souza, Patrícia Silveira de Souza Volpato e Taís Silveira de Souza. Ingressou no Rádio em junho de 1961, como locutor comercial da Rádio
Difusora de Joinville. Poucos meses depois passou a exercer função de locutor noticiarista. De 1972 até 1976 atuou na Rádio Clube de Capinzal, no Meio Oeste. Depois de uma curta passagem pela Rádio Caçanjurê de Caçador, foi
locutor noticiarista na Rádio Jornal A Verdade, em São José no período de
1980 até 1984.

Em 1984, o Jornal do Estado, editado em Florianópolis, que circulava em toda Santa Catarina, estava revitalizando suas sucursais instaladas nas principais cidades catarinenses. Nesta ocasião passou a dirigir a sucursal de Joinville até por volta de 1995. Ao encerrar sua passagem pelo Jornal o Estado, fundou a empresa Jornal dos Bairros de Joinville, proporcionando às populações dos bairros a possibilidade de acesso a jornais focados em acontecimentos locais. Desde 17 de dezembro de 1997 permanece na função de editor dos jornais da empresa.

Atualmente a empresa edita dois jornais com periodicidade mensal: Jornal do Iririú com circulação em todo o município e Jornal de Pirabeiraba com circulação mais acentuada no distrito e bairro Vila Nova. Em 2018, Ary Silveira de Souza lançou o livro “Memórias de um Repórter Joinvilense”, revelando fatos ocorridos durante meio século de atuação na comunicação.

 

GERALDO LUIZ SALVADOR

Com 50 anos de atuação na radiodifusão, o jornalista e radialista Geraldo Luiz Salvador, de Tubarão, trabalhou sempre na mesma emissora, ou seja, foi o primeiro e único emprego do jornalista. Filho de João Cardoso Salvador e Maria Pereira Salvador, Geraldo nasceu em 16 de junho de 1957, na cidade de Tubarão, sendo o mais velho de cinco irmãos. Casado com Maria Adriana Gomes, tem quatro filhos. Começou suas atividades radiofônicas na Rádio Tubá, aos 12 anos de idade, em dezembro de 1969, como sonoplasta. Iniciou na locução aos 14 anos, apresentando programas musicais, diariamente, no horário das 8 às 10h30min.

Aos 18 anos começou a apresentar programas de entrevistas variadas com assuntos de interesse regional. O programa “Geraldo Salvador” sempre foi veiculado de segunda a sexta-feira até 2004. A partir desse ano, ao lado do juiz de Direito Paulo Ricardo Bruschi, criou o programa “Rádio Justiça”, sempre às sextas-feiras das 10 às 11h30min com a participação de magistrados do trabalho, criminal, civil e federal. Este ano o programa completa 15 anos e, agora, passou a ser exibido também pela TV a cabo, canal 20, TV Tubá. O programa “Geraldo Salvador” a partir de 2018 passou a chamar-se Conexão Tubá.

 

JOÃO FRANCISCO DA SILVA

Um dos veteranos da mídia catarinense, o jornalista João Francisco da Silva, é outro profissional a ser homenageado. Natural de Gaspar, atualmente reside em Joinville. João Francisco da Silva é jornalista há 52 anos. Trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal de Santa Catarina, O Estado e A Notícia. Foi diretor de comunicação da Companhia Águas de Joinville. Nos últimos anos, atuou como editor-chefe do Jornal da Cidade. Atualmente é diretor de Comunicação e Relacionamento da Câmara de Vereadores de Joinvile.

 

SILVIO LODDI

O radialista Sílvio Loddi e paulista é vive em Santa Catarina há muitos anos. Tem experiência na área de comunicação e marketing, com atuação em empresas de grande porte e destaque nos mercados do Sul do País. É produtor e diretor de documentários e programas jornalísticos para Rádio e Televisão. Iniciou a vida profissional em 1º de julho de 1969 na Lins Rádio Clube, emissora de Onda Médias da cidade de Lins, Estado de São Paulo, como locutor noticiarista e apresentador, ocupando outras funções e cargos ao longo dos anos. De 1977 a 1982 atuou nas emissoras do Grupo RBS em Porto Alegre – RS. Em Santa Catarina, trabalhou na Televisão Catarinense (Joaçaba) e na Televisão Barriga Verde (Florianópolis). Desde maio de 2005 presta serviços para a ACAERT como repórter, editor e apresentador de conteúdos jornalísticos para Rádio, através de Rede de Notícias Acaert - RNA.

 

BANDA ARQUIVO 70

Criada em 2004, em Chapecó, a banda Arquivo 70 animará o 12º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE. Com o repertório focado no melhor da Jovem Guarda, movimento que durou um pouco mais de 2 anos (1965-1968) e 50 anos depois ainda deixa seu legado.

A banda possui um álbum demo, gravado em 2016, com 14 faixas. É composta por Léo Gilmar Tasca (base violão e vocal), Fábio Tasca (guitarra solo e vocal), Luis Salvadoretti (bateria e vocal), Gleisson Lorasche (baixo) e Zeca Bohner (guitarra base). O repertório conta com clássicos como “Era um garoto” e “Milionário” e as melhores músicas de Roberto Carlos, Raul Seixas, Renato e seus Blue Caps e Golden Boys. Essa é a primeira vez que a banda se apresentará no Encontro da Imprensa.

 

GISELLE GARCIA: VOZ E VIOLÃO

Música, arte e integração são ingredientes do ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE. Com um repertório que passa pelo pop, rock e reggae nacional e internacional, a cantora Giselle Garcia promete animar o maior evento da comunicação barriga-verde.

Giselle Garcia Trennepohl nasceu em Rio do Sul (SC), mas morou boa parte da sua vida no estado de Mato Grosso. Foi em Cuiabá que começou a carreira como cantora. “Comecei a cantar na igreja e em corais, fiz teatro e aula de artes. Minha primeira banda chamava-se Chocolate Sensual, banda de garagem, de amigos que se reuniam para cantar músicas que gostavam. Foi assim que percebi que amava fazer isso, mas estava cursando Publicidade e Propaganda e já trabalhava na área, então não pensava em transformar a música na minha profissão”, conta a cantora.

Mas o amor pela música falou mais alto. Em 2008 conheceu Álvaro Fernandes, seu ex-marido e músico, com quem começou uma parceria musical. A dupla Álvaro e Giselle tocava em bares, eventos, festas, etc. Em novembro de 2009 decidiram vir para Chapecó, cidade onde Álvaro morou a vida inteira. “Continuamos nossa parceira, conquistando o mercado e as pessoas com um trabalho de duetos vocais, tocando muito rock, pop, clássicos da música nacional e internacional”, lembra Giselle.

Porém, em 2015 Giselle teve um problema nas cordas vocais e precisou parar de cantar. Após fazer muita fonoaudiologia e exercícios vocais, em agosto de 2016 voltou a atuar com sua grande paixão: a música. Mas agora em carreira solo e em parceria com o músico Jonas Vieira, grande violonista, que se apresenta com a cantora no 12º Encontro da Imprensa Catarinense.

 

AURORA: 50 ANOS

Parceira e incentivadora desde a primeira edição do Encontro da Imprensa Catarinense, a Cooperativa Central Aurora Alimentos recebe homenagem pelos 50 anos de fundação. Ela tornou-se um paradigma internacional de sustentabilidade, qualidade em alimentos, compromisso com o bem-estar social e respeito ao meio ambiente – tudo temperado pelos princípios do cooperativismo universal. Terceiro maior grupo brasileiro do segmento de proteína, atualmente a Cooperativa Central Aurora Alimentos pertence a 11 cooperativas filiadas que, juntas, congregam uma extraordinária base produtiva no campo formada por 70.000 famílias rurais, 85% delas tecnicamente classificadas na categoria de agricultura familiar. A Aurora pertence a essa comunidade cooperativista e é a extensão dos braços dos associados, agricultores e produtores de todas as 11 sociedades cooperativas filiadas. A honraria será recebida pelo presidente Mário Lanznaster.

 

CDL CHAPECÓ: 50 ANOS

Cinco décadas se passaram desde que o empresário Oclides Antônio Cansian teve a missão de fundar e presidir o Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó, em abril de 1969. A entidade, que em 1994 passou a denominar-se Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), comemora 50 anos servindo o comércio varejista, promovendo o associativismo, prestando serviços, produzindo informação e profissionalização empresarial. Criada para representar, integrar e desenvolver o setor no principal polo comercial do grande oeste catarinense, atua fornecendo serviços para a administração do comércio varejista. Atualmente a CDL Chapecó é presidida pelo empresário Clóvis Afonso Spohr, mas já teve, ao longo dos seus cinquenta anos, a contribuição de 20 presidentes que passaram pela entidade e deixaram sua marca. A CDL Chapecó conta com cerca de 1.700 associados e atua ativamente para a expansão do município com ações que estimulam o desenvolvimento do comércio lojista.

A entidade nasceu junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que se transformou no maior e mais eficiente guardião das relações comerciais entre lojistas e consumidores.

 

FORÇA & APOIO

O Encontro da Imprensa tem o apoio de empresas e entidades parceiras, entre elas: Sicredi, Fort Atacadista, Sindicarne/Acav/Icasa, Ocesc, Fiesc, Faesc, Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Unoesc, Unochapecó, Foz do Chapecó, CDL Chapecó, Unimed Chapecó, Apti, Nilo Tozzo, Cooperalfa, Santa Maria, Gráfica Arcus, Hotel Lang, Inviolável, Vale do Sol, Havan e Brhama.

O evento envolve todo o trade comunicacional e tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação dos Jornais Diário de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).

0 Comentários




Repita: « 3 4 379 7
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital