Notícias

  Publicado em 15 de Setembro

Entidade internacional lança guia de segurança para cobertura jornalística de incêndios

Crédito:Reuters/Adrees Latif

Baseado em Nova York, o Comitê para Proteger Jornalistas (CPJ) elaborou um guia de segurança para a cobertura de queimadas e incêndios florestais.

Lembrando que esse tipo de incêndio está se tornando "cada vez mais frequente, severo e extenso", o material traz informações para minimizar os riscos de profissionais de imprensa que precisam atuar nas áreas atingidas.

A primeira sugestão é avaliar o nível dos equipamentos e de treinamento dos bombeiros locais, que pode variar de acordo com cada região. O guia do CPJ lembra que em alguns países, "bombeiros são voluntários que podem ter recebido pouco ou nenhum treinamento". Por outro lado, prossegue o guia, há países em que os jornalistas que farão a cobertura de queimadas precisam apresentar um certificado específico de treinamento em incêndios.

 

Outra dica diz respeito à forma física do jornalista. O CPJ ressata que ela deve ser boa, considerando que o jornalista pode precisar se mover rapidamente em diferentes situações.

Além disso, profissionais com problemas respiratórios não devem realizar esse tipo de cobertura, que muitas vezes envolve fatores como fumaça, baixa umidade, ventos fortes e temperaturas potencialmente elevadas, 

O guia também destaca a necessidade de manter familiares e amigos diariamente informados da localização e das atividades do jornalista, que precisa ainda de acesso fácil a meios de comunicação. Se não for possível carregar o celular antes de sair para uma pauta, o guia sugere o uso de uma bateria portátil.    

 

Outras dicas simples são: nunca ir para o local atingido por um incêndio sozinho, acompanhar diariamente as tvs e rádios locais e manter contato com as autoridades de combate a incêndios. 

 

De modo geral, o guia explica que o profissional de imprensa precisa fazer uma avaliação de todos os riscos envolvidos nesse tipo de cobertura. Nesse sentido, o CPJ fornece um template de um formulário de avaliação de risco disponível em seu site.

 

 

Fonte: Portal Imprensa

 

0 Comentários




Repita: « 3 1 74
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital