Notícias

  Publicado em 04 de Novembro

Jeduca abre inscrições para curso on-line e gratuito sobre cobertura de educação

Foto: curso presencial oferecido pela Jeduca antes da pandemia

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) está com inscrições abertas e gratuitas, até dia 18.nov.2020, para o curso on-line “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. O curso é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais já formados, que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação. Os interessados podem se inscrever aqui

A Jeduca, desde 2018, já realizou 15 oficinas sobre jornalismo de educação em faculdades de jornalismo, mas, com a pandemia, identificou a importância de promover um curso online que pudesse também ser realizado por jornalistas formados. 

“Vivemos um momento desafiador de proliferação de informações falsas que demandam um jornalismo cada vez mais eficaz na checagem de fatos e dados, na contextualização de informações e na apresentação de diversas abordagens, reforçando o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. Esse curso é uma oportunidade para que todos possam conhecer melhor sobre como trabalhar com jornalismo de educação”, explica Fábio Takahashi, presidente da Jeduca.

As aulas acontecerão de 23/11 a 11/12 na plataforma de cursos da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), parceira da iniciativa. Os participantes receberão certificado. O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Angela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do comitê editorial da Jeduca. 

A programação será dividida em dois módulos: o ecossistema da educação e a prática do jornalismo nesta área. Serão 15 aulas, com vídeos e textos, e as aulas da semana serão liberadas a cada segunda-feira. Todas elas contam com interpretação em Libras e legendas opcionais. 

No primeiro módulo, o jornalista Luiz Fernando Toledo abordará a estrutura e o sistema de ensino atual no Brasil. O tema de políticas educacionais será orientado por Marta Avancini, editora pública da Jeduca. Sobre o tema de legislação, Ricardo Falzetta abordará o direito à educação, as principais leis vigentes e o impacto da área para a redução da desigualdade no Brasil. 

Ainda no primeiro módulo, Paulo Saldaña abordará as principais políticas e fontes de financiamento da educação no Brasil, e Tatiana Klix falará sobre metodologia e práticas pedagógicas.  Antônio Gois mostrará como a educação é avaliada, para que servem e como são usados indicadores e avaliações como Pisa, Enem, Enade, Prova Brasil, Saeb, além de propostas alternativas, como o Sinaeb. Fechando essa primeira parte, Fábio Takahashi, Gois e Renata Cafardo trazem um breve histórico do jornalismo de educação, a importância da cobertura de educação e sua interrelação com outras políticas públicas. Eles abordarão, ainda, oportunidades de atuação para o jornalista de educação.

Passando à prática, o módulo 2 focará em informações essenciais na qualificação profissional para a cobertura do tema. As jornalistas Ana Carolina Moreno e Thays Lavor mostrarão quais são os principais bancos de dados sobre educação existentes no Brasil, como usá-los para trazer contexto e criar narrativas, passando também pela Lei de Acesso à Informação. 

Rodrigo Ratier falará sobre as diferentes fontes da área. Bruno Scartozzoni preparou duas aulas com dicas e métodos de storytelling para produzir narrativas atraentes em educação, que contem histórias para além das estatísticas. Fechando o segundo módulo, Mariana Tokarnia e jornalistas convidados falarão sobre os impactos da cobertura da área nas políticas públicas para educação.
 

Serviço: 
O que: “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”
Quando: De 23/11 a 11/12 (com inscrições de 4 a 18 de novembro)
Quem pode se inscrever: estudantes de jornalismo/comunicação e jornalistas já formados
Como: Inscrições aqui
Quanto: Gratuito

Sobre a Jeduca: 
A Jeduca é uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema. A organização também produz materiais que auxiliam os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área, como guias, reportagens e bastidores das apurações. A entidade ainda conta uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações, e cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.

 

Fonte: Abraji

0 Comentários




Repita: « 2 88 6
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital