Notícias

  Publicado em 27 de Julho

National Geographic recebe projetos jornalísticos sobre florestas tropicais

Crédito:National Geographic

A National Geographic apoia projetos que narram e destacam as histórias das florestas tropicais e as soluções possíveis para mitigar ou reverter impactos humanos nesse ecossistema.
 
A prioridade será dada a projetos liderados por jornalistas e contadores de histórias de países das regiões relevantes (bacia do rio Amazonas, bacia do rio Congo e florestas tropicais no sudeste da Ásia).
 
Projetos que beneficiem as comunidades locais ou incorporem vozes locais também são fortemente encorajados, assim como a divulgação de resultados nos idiomas locais. 

As inscrições vão até 21 de outubro. 

 
Quem pode se inscrever
Poderão se inscrever jornalistas e contadores de histórias (foto, filme, texto, mapas, dados), assim como influenciadores de mídia social, criadores de conteúdo que estejam procurando destacar o conhecimento tradicional e indígena em seus canais, e jovens indígenas cujo objetivo seja o de expandir suas histórias no YouTube e Instagram. 
 
As propostas serão financiadas pelo equivalente local de US$ 5.000 a US$ 70.000. O orçamento deve ser claramente justificado. 
 
Os candidatos aprovados terão um ano para usar os fundos concedidos. Todas as candidaturas deverão declarar explicitamente o plano para avaliar o impacto do trabalho proposto. 
 
Exemplos de possíveis ângulos para a cobertura do tema:
Impactos nas cidades e comunidades agrícolas 
Sabemos sobre ameaças como o desmatamento, mas quais histórias não foram contadas? O que está acontecendo com interações mais sutis, como a introdução de poluição urbana ou a diminuição da biomassa de insetos? Onde estão as fontes e focos de resiliência? 
 
Povos indígenas e vozes tradicionais da comunidade 
Milhões de pessoas vivem, trabalham e brincam na Amazônia, no Congo e nas florestas tropicais do sudeste da Ásia. Quais são as soluções sustentáveis que apoiam tanto esses ecossistemas como as pessoas que dependem deles? Como uma mistura de tecnologia e tradição pode promover a proteção ambiental e cultural dentro das comunidades indígenas e tradicionais? 
 
Soluções e resistência 
Como as comunidades, indivíduos e/ou vida selvagem dessas regiões estão se adaptando às mudanças climáticas? Existem maneiras inovadoras de revelar como as recentes mudanças climáticas têm afetado as comunidades locais, os ecossistemas e a biodiversidade? 
 
Histórias das Florestas tropicais
As florestas tropicais cobrem cerca de 2% da superfície total da Terra, mas é o habitat de metade das plantas e animais terrestres do mundo. Milhões de povos indígenas que chamam essas florestas tropicais de lar - há milênios - provaram serem seus melhores guardiões. No entanto, outras influências humanas nunca foram uma ameaça tão iminente quanto hoje. 
 
Vivemos uma época de grandes desafios e de grandes oportunidades nas florestas tropicais da bacia do Rio Amazonas, na bacia do rio Congo e nos arquipélagos indonésios e malaios. Precisamos de jornalistas, fotógrafos, cineastas, cartógrafos, especialistas em informação e contadores de histórias socialmente conectados que possam nos mostrar o que podemos perder se esses biomas não forem protegidos e destacar possíveis soluções que tenham o poder de criar melhorias reais e sustentáveis.
 
Detalhes
A demanda por recursos, que incluem mineração, agricultura e energia hidrelétrica, combinada com a extração ilegal de madeira e incursões em áreas protegidas está criando pressões ecológicas intensas sobre as florestas tropicais. Esse perigo crescente já se manifestou de maneiras mensuráveis. A estação seca está gradualmente mais longa em algumas partes da Amazônia e, cada vez mais, espécies de árvores tolerantes à seca estão começando a aparecer. A perda contínua da cobertura de árvores de qualquer floresta tropical pode alterar os ciclos da água, acelerando seu processo de degradação. No entanto, há esperanças de que o reconhecimento global desses problemas e a descoberta de soluções localmente fundamentadas possam detê-los ou revertê-los. 

Para realizar a inscrição acesse aqui

 

0 Comentários




Repita: « 284861
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital