Notícias

  Publicado em 22 de Fevereiro

Obra sobre Ildefonso Soares Pinto tem lançamento no Memorial do RS

O livro histórico-jornalístico Ildefonso Soares Pinto e sua contribuição ao Rio Grande do Sul na Primeira República, de autoria do jornalista Mário Xavier, tem lançamento marcado para o dia 15 de março (quinta-feira), às 18 horas, no segundo andar do Memorial do Rio Grande do Sul, na Sala Múltiplos Usos, na Praça da Alfândega – Centro Histórico de Porto Alegre.A obra é prefaciada pelo embaixador Colbert Soares Pinto Junior, e a apresentação é do professor Dr. Paulo Pinheiro Machado.

 

Conforme o autor, “a vida de Ildefonso Soares Pinto serve de costura para esta narrativa histórica contextualizada, de interesse público, social e cultural, pelas peculiaridades da trajetória profissional e cidadã que o personagem exerceu”.

 

A publicação de 160 páginas tem financiamento parcial pelaLei Rouanet, como um livro de valor humanístico, via patrocínio da empresa Engie.A obra resulta de projeto de pesquisa histórica e grande reportagem, iniciada em 2014, cuja narrativanão ficcional éambientada na Primeira República do Brasil. A obra apresenta a biografia de Ildefonso Soares Pinto, nascido em 1878, em São Vicente do Sul/RS, efalecido em Porto Alegreem 16 de março de 1925. Um terço da tiragem do livro será doado para fins educativos e culturais, principalmente à rede estadual e nacional de bibliotecas públicas.

 

A pesquisa em fontes primárias e o levantamento iconográfico foram realizadosem instituições como o Arquivo Histórico do RS, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu e Setor de Patrimônio Históricoda Universidade Federal do RS, Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, Memorial da Assembleia Legislativa do RS, Centro de Documentação e Informação da Câmara Federal, Arquivo Histórico do Exército, dentre outras.O autor temo apoio institucional da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), e apoio cultural do Memorial do RS– instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

 

O livro recupera − em linguagem jornalística emais de 100 elementos iconográficos− um período de importantes realizações no Sul do Brasil, sobretudo nas primeiras duas décadas do século 20: umtempo marcado por progressos na educação pública de qualidade, incluindo faculdades e escolas técnicas; investimentos em cultura e em prédios públicos, como osda Faculdade de Medicina, do jornal A Federação e o da Biblioteca Pública,este tombado pelo patrimônio histórico estadual e nacional. Trata-se de uma época deincremento na infraestrutura e logística, sobretudo por ferrovias, com a encampação da Viação Férrea, epela modernização e expansão dos portos de Porto Alegre e de Rio Grande, este também encampado,e fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

 

Ildefonso Soares Pinto(1878-1925):

Foi jornalista e diretor do jornal A Federação (1913-1915), um dos mais importantes da época.Graduado engenheiro na pioneira Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, atuou como professor da então Escola de Engenharia de Porto Alegre (futura Escola de Engenharia da UFRGS), fundada em 1896. Lecionou no Colégio Militar de Porto Alegre e no tradicional Colégio Estadual Júlio de Castilhos, criado em 1900. Em 1912 concluiu graduação, com láurea, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Livre de Direito (futura Faculdade de Direito da UFRGS), originada em 1900.

 

Atuou como secretário de Obras do Governo Borges de Medeiros, de 1918 a 1925, marcado por grandes realizações no campo social, econômico e culturaldoEstado. Foi o principal impulsionador do Plano de Viação Geral da administração estadual, composto de vias fluviais, ferrovias e estradas de rodagem. Obteve papel destacado também na área de educação, além de representação parlamentar no Rio Grande do Sul, como deputado estadual (1912-1914) e federal (1915-1917).

 

Sobre o autor:

Mário XavierAntunes de Oliveira nasceu em Porto Alegre/RS, em 1956. Aos 18 anos, foi selecionado pelo AFS Intercultura para uma bolsa nos EUA, onde estudou na Parsippany High School, em New Jersey, região metropolitana de New York. Desde 1980, escreve conteúdos para publicações jornalísticas de economia, ciência, tecnologia, inovação, ecologia e ecodesenvolvimento.

 

É graduado emJornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/Fabico – UFRGS, em 1982, e filiado às Associações de Imprensa e aos Sindicatos dos Jornalistas do RS e de Santa Catarina. Em 1985 integrou a equipe pioneira do jornal Diário Catarinense, em Florianópolis. Posteriormente, foi assessor de instituições tecnológicas, professor universitário, além de exercer outras atividades para a iniciativa privada, organismos públicos e terceiro setor.

 

Desde 2008 participa da edição anual de relatórios socioambientais para empresas do setor elétrico nacional. Mário Xavier foi autor, organizador ou colaborador de outras 11 obras jornalístico-literárias, entre elas um livro e um CD interativo sobre a origem e o desenvolvimento do Polo Tecnológico da Grande Florianópolis.

 

Ildefonso Soares Pinto e sua contribuição ao Rio Grande do Sul na Primeira República –lançamento de livro do jornalista Mário Xavier

Dia 15 de março (quinta-feira), às 18 horas.

Memorial do Rio Grande do Sul, na Sala Múltiplos Usos–2º andar.

Rua Sete de Setembro, 1020 / Praça da Alfândega

Centro Histórico de Porto Alegre - RS

(Mariângela Machado:Mtb 8686 / Assessora de Comunicação e Mário Xavier: Mtb 4.954)

Contatos com o autor: marioxavier@redactor.com.br / (48) 98413-3135

Página pública do livro no Facebook: https://www.facebook.com/LivroIldefonsoSoaresPinto/

 

0 Comentários




Repita: « 3 036
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Av. Hercílio Luz, 639 – 9° andar
Sala 904/905 - Ed. Alpha Centauri
Centro – Florianópolis SC / 88020-000

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital