Notícias

  Publicado em 30 de Setembro

Projeto "Adeus na cobertura" homenageia jornalistas mortos por covid-19

Organização com sede no México, que reúne jornalistas de diferentes partes da América Latina, a Distintas Latitudes lançou na última segunda (28) o projeto "Adeus na cobertura", que homenageia jornalistas mortos por covid-19 na região. 

Nesta primeira etapa do projeto foram publicados 18 microperfis de jornalistas de oito países mortos pela covid-19, além de um livro de assinaturas e uma lista com os nomes de cem jornalistas e comunicadores mortos pelo vírus na América Latina. 

Entre as vítimas brasileiras homenageadas estão José Augusto Nascimento Silva (o Naná), José Edvaldo da Silva, Marcello Bittencourt, Roberto Fernandes e Uliana Motta.  
 
O microsite do projeto "Adeus na Cobertura" será atualizado entre novembro e dezembro com novos perfis.     

Alta mortalidade
De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas, até agosto 171 jornalistas morreram na América Latina em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Peru e Equador lideram o ranking, com 82 e 40 mortes respectivamente.  

Além das crises econômicas, o abandono da saúde e a insegurança no trabalho estão entre as  principais causas da alta mortalidade.

No Peru, onde estima-se que mais de 70% dos jornalistas sejam autônomos, boa parte das vítimas tinha mais de 65 anos, mas seguia trabalhando para sustentar suas famílias.  

De acordo com dados da American John Hopkins University of Medicine, o Peru tem a maior taxa de mortalidade per capita por covid-19 do mundo.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e outras entidades representativas vêm alertando para que jornalistas, meios de comunicação e os trabalhadores de imprensa reforcem seus protocolos de segurança para reduzir o impacto da pandemia.
 
Em agosto a entidade dedicou o Grande Prêmio pela Liberdade de Expressão aos mais de 170 jornalistas latino-americanos mortos em decorrência da doença.
 
Fonte: Portal Imprensa

 

0 Comentários




Repita: « 57055423
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital