Notícias

  Publicado em 30 de Janeiro

Tragédia em Brumadinho produz onda de imagens falsas

Foto: REUTERS / Washington Alves

Após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na 6ª feira (25.jan.2019), vídeos falsos sobre o caso circulam pelas redes sociais e principais emissoras de TV do país.
 
O telejornal SBT Brasil exibiu imagens do momento em que ocorreu o vazamento da barragem da empresa Vale. Porém, as cenas eram de setembro de 2017, em 1 reservatório da hidrelétrica localizado no rio Nam Ao Dam, no Laos, país do sudeste asiático. Ao final do noticiário, os apresentadores se desculparam pelo erro.
 
A Record TV também cometeu falha ao apresentar imagens de uma enchente no programa Fala Brasil Especial como sendo filmagens de Brumadinho. A apresentadora, ao final, também se desculpou pelo erro.
 
A Rede Globo relembrou a tragédia em Mariana, porém se retratando a Brumadinho. No Vt, foi apresentado 1 vídeo em que se mostra o momento exato do desastre ambiental, porém a exibição era de 2015.
 
Outro desastre confundido com o caso de Brumadinho foi o da hidrelétrica de Mato Grosso. Em 2015, a mesma gravação foi relacionada ao rompimento em Mariana.
 
Trata-se do desmoronamento de uma parte das obras da usina hidrelétrica do município de Sinop.
 
Uma imagem compartilhada pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais 2 dias antes do desastre em Brumadinho também foi muito compartilhada. A foto foi tirada depois de 1 resgate de 1 homem em uma cisterna, em Pato de Minas, em 2011.
 
Fonte: Poder 360

0 Comentários




Repita: « 4 2 3937
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Av. Hercílio Luz, 639 – 9° andar
Sala 904/905 - Ed. Alpha Centauri
Centro – Florianópolis SC / 88020-000

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital