Notícias

  Publicado em 08 de Julho

Webinar discute ataques a jornalistas com Comissão Interamericana de Direitos Humanos

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa promovem no dia 9.jul.2020, às 19h (horário de Brasília), o webinar gratuito “Ataques a jornalistas: o direito à informação é um direito humano". O convidado é Edison Lanza, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Lanza será entrevistado pelos jornalistas Gilberto Scofield Jr., diretor de Estratégias e Negócios da Lupa, e Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji, sobre as ameaças às liberdades de expressão e de imprensa no Brasil no atual cenário de pandemia, bem como possíveis retrocessos na transparência pública. A desinformação - objeto de inquérito no STF e de projetos de lei no Congresso - também estará em pauta. A língua escolhida para o debate será o Espanhol. O evento não terá tradução simultânea. Os participantes poderão realizar perguntas em Português. Elas serão devidamente traduzidas pelos entrevistadores ao convidado, caso haja necessidade.

Para participar do webinar, é preciso se inscrever por meio deste link.

Confira biografia dos participantes:

Edison Lanza é relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH). Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade da República do Uruguai, trabalhou como jornalista em diferentes meios de comunicação e conduziu casos relacionados à liberdade de expressão perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Tem pós-graduação em liberdade de expressão e direito penal pela Universidade da República do Uruguai. Foi membro e fundador de várias organizações para a promoção e defesa da liberdade de informação.

Gilberto Scofield Jr. é diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine), foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe e consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, cursa o mestrado da pós-graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cristina Zahar é secretária executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e membro do comitê coordenador da rede IFEX-ALC. Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero, foi editora-adjunta de Esportes e editora de Economia na Folha de S.Paulo, diretora editorial da Abril Coleções e CEO no Brasil da editora inglesa Eaglemoss. Possui DEA em Comunicação pela Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux III), na França, e MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP.

0 Comentários




Repita: « 3016
*Seu e-mail não será publicado.
ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista - Voltar
Facebook - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista Twitter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista RSS - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Artigos
Confira nossos artigos: Veja mais artigos - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista
Enquete

Nenhuma enquete no momento

Newsletter - ACI - Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista

Endereço

Rua Rui Barbosa, 621
Bairro Agronômica – Florianópolis / 88025-301

Contatos

Fone/Fax: (48) 3222.2320
contato@casadojornalista.org
Copyright © 2012 Casa do Jornalista.
Desenvolvimento: Codde Comunicação Digital