“Caldas da Imperatriz e o termalismo pioneiro no Brasil: Linha do Tempo 1818-2024” é o e-book que o jornalista Mário Xavier lançou pela Redactor Comunicação e disponibilizou para download público e gratuito na plataforma científica europeia Zenodo. O projeto foi aprovado em 2023 por Edital da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, realizado pela Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, e contou com apoio cultural do Sicoob Crediaraucária.
O formato do livro e sua linguagem jornalística visam beneficiar a comunidade escolar, pesquisadores, turistas, público leigo e todos os interessados no tema da saúde, do bem-estar e do Termalismo em particular. Uma das contrapartidas sociais do projeto foi oferecer o conteúdo da obra em um “arquivo PDF acessível”, com audiodescrição, especialmente editado pela empresa AD em Cena para pessoas com deficiência visual.
A fonte de Caldas da Imperatriz foi a primeira oficialmente reconhecida no Brasil, em 1818, por Dom João VI (rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822), e o atual Hotel Caldas da Imperatriz foi inaugurado inicialmente como o primeiro Hospital Termal do país, em 1845, pelo imperador do Brasil Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina. A construção do Hospital no Brasil teve como inspiração e referência o Hospital Termal das Caldas da Rainha, no município de Caldas da Rainha, em Leiria – Portugal, onde em 1485 teve início sua construção, pela Rainha Dona Leonor. Os dois municípios se tornaram “cidades-irmãs” em 2017, conforme a Lei nº 2594, de Santo Amaro da Imperatriz, de 16/03/2017.
Para a criação do e-book, o jornalista Mário Xavier entrevistou e agregou informações e imagens das mais qualificadas – e atualizadas – fontes catarinenses e nacionais. A obra aborda o tema do Termalismo sob diversas vertentes: histórica, geológica, ambiental e dos benefícios à saúde, compilando também marcos literários, acadêmicos, culturais e os relacionados ao turismo de Santo Amaro da Imperatriz e suas reconhecidas águas termominerais.
“Desenvolvemos uma grande reportagem que incluiu um amplo e criterioso processo de pesquisa e edição. Estamos contentes por entregar uma publicação que sintetiza os principais marcos do Termalismo do município desde 1818 até os dias de hoje, de forma didática, fidedigna e ricamente ilustrada”, afirma o autor Mário Xavier, que tem 39 de atuação profissional em Santa Catarina.
“Nosso objetivo foi disponibilizar um livro de 77 páginas, de fácil leitura, com uma linha do tempo que pontua em cerca de 50 marcos e 50 imagens alguns dos principais momentos desta história que merece ser compartilhada pela riqueza, a beleza e o pioneirismo que representa para a saúde, a cultura e o turismo termal catarinense e brasileiro”, complementa o autor. Xavier informa ainda que o e-book traz 45 weblinks que possibilitam aos leitores o acesso a inúmeras fontes de referência, incluindo documentos públicos, livros, artigos, teses, dissertações e monografias relacionados ao tema.
No prefácio do e-book, o professor doutor Fernando Hellmann afirma que “a publicação de Mário Xavier traz uma perspectiva didática e cronológica sobre o Termalismo. Esse estudo se torna um material de referência necessário para todos interessados no legado de Caldas da Imperatriz e no potencial terapêutico de suas águas minerais. Com uma narrativa didática e fundamento sólido, o autor confere uma dimensão educacional e cronológica notável ao tema. Assim, recomendo com entusiasmo essa importante obra, que sem dúvida enriquecerá a compreensão e apreciação do Termalismo em nosso país, especialmente em Santa Catarina”. Hellmann é pesquisador em Balneoterapia e Termalismo Social, doutor em Saúde Coletiva, mestre em Saúde Pública, graduado em Naturologia e docente no Departamento de Saúde Pública e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
O médico Luís Mário Sousa Pinto Netto escreveu sobre a publicação: “O e-book de Mário Xavier descreve as fontes termais de Caldas da Imperatriz, as características ambientais da região, a importância da composição das águas, sua ação biológica e os benefícios do Termalismo. Como médico, meu interesse no Termalismo tem relação com a presença dos oligoelementos nas águas termais, seu uso na Medicina Natural e sua ação principalmente preventiva. Recomendo, pois, este trabalho de pesquisa jornalística que incentiva a difusão e o acesso ao tema, apresentando didaticamente o potencial das águas termais.”
Link para download gratuito do e-book do jornalista Mário Xavier: https://zenodo.org/records/13623368