Projeto da Revista Pobres & Nojentas, iniciado em 2023, de entrevistas com trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo catarinense. Neste episódio ouviu a repórter Linete Martins.
A fachada do Teatro do Ubro, no Centro de Florianópolis, foi o local escolhido para a quinta entrevista do Projeto Repórteres SC, realizada nesta terça-feira (4) com a jornalista Linete Martins. Nascida na cidade de Santana do Livramento, fronteira com Rivera, no Uruguai, Linete experimentou as lidas no jornalismo ainda na escola, e a paixão pela profissão levou a iniciar o curso em Pelotas e, mais tarde, reiniciar em Florianópolis, onde já chegou com experiência na área.
Na entrevista, Linete contou como foi a greve histórica dos jornalistas no jornal O Estado, em 1989, provocada por atrasos nos atrasos. Sobre a política de cobertura, em que atuou como jornalista e assessor de imprensa, ela registrou um episódio marcante: a participação em uma coletiva com o então candidato a presidente da República Fernando Collor de Mello na qual, em sua pergunta, apareceu a luta sindical em defesa da categoria.
Linete também falou sobre colegas que foram importantes em sua trajetória e abordaram as mudanças na carreira, hoje voltado para assessoria e consultoria em comunicação em parceria com a filha, a também jornalista Luiza Coan Machado, que acompanhou uma entrevista.
À pergunta final sobre o tema do qual falaria se fosse dar uma aula a jovens jornalistas, refletindo sobre sua própria trajetória, Linete publicou o trecho de uma entrevista feita por ela com o educador Paulo Freire para o Diário da Manhã, de Pelotas. Acompanhe agora.
Entrevista realizada no dia 04 de abril de 2023.
Apoio: Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC)