25.5 C
fpolis

Gustavo de Lacerda e a imprensa negra em Santa Catarina

Evento em Florianópolis resgata a trajetória de Gustavo de Lacerda e debate o papel da imprensa negra na história catarinense

Leia também

Para contar mais dessa história e debater o trabalho das diaristas negras em Florianópolis e Santa Catarina, a vereadora Carla Ayres convida para o debate “Gustavo de Lacerda e a imprensa negra em Santa Catarina”, com a participação de:

Amanda Santos: diarista, diretora da Associação Gráfica Catarinense pela Igualdade Racial (ACI), apresentadora e repórter do NDTV.

Fábio Garcia: historiador, editor da Editora Cruz e Sousa, finalista do Prêmio Jabuti/2020 e autor do livro “Gustavo de Lacerda: vida e obra de um diarista negro catarinense (1854-1909)”.

Com prefácio de Amanda Santos, o livro é resultado de uma pesquisa aprofundada realizada por Fábio Garcia para reconstituir a genealogia e a história da diarista. A publicação faz parte da coletânea de ensaios afrobiográficos da Editora Cruz e Sousa, que tem como objetivo divulgar estudos inéditos e/ou edições esgotadas de autores negros e não negros cujas pesquisas versam sobre história, modos de vida, conhecimentos tradicionais, práticas religiosas, comunidades quilombolas, clubes negros, personalidades negras e outros temas a eles relacionados. Experiência afro-brasileira.

Serviço:

Evento: Debate sobre “Gustavo de Lacerda e a imprensa negra em Santa Catarina”

Data: 10 de abril de 2025

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis

Mais artigos

Últimos artigos