23.1 C
fpolis

Lançado em Chapecó o livro “Alesc 190 anos: Passado, Presente, Futuro”

Obra recupera e atualiza a história da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina de 1834 a 2024

Leia também

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, deputado Mauro De Nadal, apresentando o livro em Chapecó, na Assembleia Itinerante (26.11.2024)

Chapecó (SC), 26/11/2024 – A sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (26) em Chapecó, no âmbito do Programa Alesc Itinerante, contou com o lançamento do livro “Alesc 190 Anos: Passado, Presente, Futuro”, que resgata a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina de 1834 a 2024. Durante o ato, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), informou que a obra, de 236 páginas, foi totalmente financiada por empresas e entidades associativas do estado. De Nadal anunciou também que exemplares do livro serão enviados a todos os municípios e câmaras de vereadores do estado.

A obra é uma realização da empresa Share MKT, de Florianópolis, e constitui uma publicação jornalística-literária inédita no cenário político e cultural catarinense, homenageando a Alesc com um livro especialmente produzido para comemorar os 190 anos da instituição, completados em agosto de 2024. A versão impressa terá distribuição dirigida, seguida de uma futura versão eletrônica que será disponibilizada para acesso público. 

“O livro é um presente da Share MKT e das organizações patrocinadoras para Santa Catarina. A obra celebra a história e as contribuições da Assembleia Legislativa de 1834 a 2024”, destaca o diretor da Share, Marcos André de Siqueira. O projeto editorial contou com a gestão de Jorge Elias Dolzan e direção de arte e editoração de Paolo Malorgio. 

A coordenação da pesquisa e a criação dos textos foram de responsabilidade do jornalista Mário Xavier. A jornalista Maria Eduarda Klann Baptistoti colaborou no processo. “Para a criação do livro, desenvolvi um método de abordagem editorial que abrangeu uma revisão bibliográfica ampla, entrevistas, consultas aos acervos físicos e virtuais de maior credibilidade, e fundamentais interações com o corpo profissional especializado da própria Alesc, que contribuiu em todos as etapas do projeto”, analisa Xavier, que é diretor da Redactor Comunicação e tem publicado outras obras de fôlego no campo da história e da cultura. 

O livro foi concebido para integrar os principais marcos, fatos e personagens da Alesc desde o período do Brasil Império, em 1834, até os dias de hoje, incluindo também um olhar sobre o futuro – este na perspectiva dos 40 deputados e deputadas que compõem a atual 20ª Legislatura, que teve início em 1º de fevereiro de 2023 e vai até 31 de janeiro de 2027. 

Narrativa e conteúdos

Capa do livro

“A narrativa é essencialmente factual, fruto de uma pesquisa inédita em sua profundidade, abrangência e iconografia reunidas e apresentadas por meio de um design inovador e uma editoração atraente para os mais diversos segmentos de público”, complementa o jornalista Mário Xavier. A obra, além dos conteúdos textuais e de imagens, traz QR Codes que direcionam o leitor a saber mais sobre determinados conteúdos – abordados a cada um dos Capítulos – acessando weblinks que complementam e exponenciam a quantidade e a qualidade das informações temáticas vinculadas ao universo do Legislativo Catarinense. 

Os 15 Capítulos do livro abarcam: 1) Breve contextualização histórica, 2) Os prédios sedes da ALESC, 3) Os Presidentes da ALESC na Monarquia, 4) Os Presidentes da ALESC na República, 5) As Constituições Estaduais Catarinenses, 6) Centro de Memória da ALESC e Memória Política Catarinense, 7) A Essência do Trabalho Legislativo Catarinense, 8) Bancadas Regionais e Assembleia Itinerante, 9) Os Deputados e Deputadas da atual Legislatura, 10) As Comissões Permanentes, 11) A Comunicação Social da Alesc, 12) Serviços da Alesc para a Sociedade, 13) Galeria Lilás: A presença parlamentar feminina na Alesc, 14) Os Compromissos dos Legisladores com o Futuro e 15) DNA Catarinense. 

(Por jornalista Mário Xavier e Alexandre Back/Agência AL)

Mais artigos

Últimos artigos