As inscrições para a premiação podem ser feitas até final de outubro
O 4° Prêmio ACI OCESC de Jornalismo já está com as inscrições abertas. Chegando nesta edição fortalecido como um dos mais relevantes de Santa Catarina, oferecerá R$92 mil em prêmios. O dinheiro será dividido entre os vencedores de sete categorias: texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, webjornalismo, jornalismo universitário e cooperativismo.
A jornalista Julia Pitthan, que faz parte da comissão organizadora do prêmio, fala sobre as expectativas para esse ano: “Na última edição, tivemos um recorde de inscrições e estamos muito confiantes de que teremos uma participação massiva também em 2024”. Para se inscrever, basta acessar o site até as 23h59 de 31 de outubro.
Os trabalhos inscritos devem ter sido publicados ou, no caso da categoria universitária, produzidos na universidade, dentro do período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024. Demais informações podem ser encontradas no regulamento desta edição, que explica detalhes como a necessidade de registro dos participantes na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego (DRTE), ou a comprovação de matrícula em uma universidade catarinense.
Em seu discurso feito durante o lançamento do Prêmio, que aconteceu na última segunda-feira (1º), Déborah Almada, jornalista e presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), falou sobre como o objetivo da premiação é valorizar o jornalista. “O olhar do repórter é, e continuará sendo, fundamental para buscar a verdade, fortalecer a democracia e melhorar a sociedade”.
O evento, que marcou o início das inscrições, aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e contou com a presença do jornalista Pedro Rockenbach. Repórter especial e produtor do Fantástico, da TV Globo, Pedro compartilhou sua experiência com jornalismo investigativo e grandes coberturas.
A comissão do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, além de Julia Pitthan, conta com os jornalistas Roseméri Laurindo e Edgar Gonçalves. Os patrocinadores são CREA-SC, e Fetrancesc.