Projeto da Revista Pobres & Nojentas, iniciado em 2023, de entrevistas com trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo catarinense ouviu o repórter Júlio Castro.
Com uma trajetória iniciada em Tubarão, desenvolvida em Florianópolis e hoje alcançando diferentes regiões do estado, através da Central de Imprensa das Federações Esportivas de Santa Catarina (Cifesc), o jornalista Júlio Castro é o terceiro entrevistado do Projeto Repórteres SC.
Ainda no colégio em Tubarão, Júlio se envolveu com uma equipe que fazia a Gazeta Estudantil. E foi na juventude, ouvindo rádio, que se apaixonou pelo fazer dos narradores e comentaristas, em especial do esporte, e começou a atuar na área. Lançou uma oportunidade que apareceu e se mudou para Florianópolis, onde trabalhou em diferentes veículos e funções, entre elas o rádio esportivo. Uma entrevista, que começou na Praça XV, se completou na Travessa Ratcliff, pertinho da sede da Rádio Guarujá, onde Júlio trabalhou em dois benefícios, com endereço na Rua Nunes Machado, Edifício Tiradentes.
Na entrevista, ele falou sobre as coberturas marcantes dos quais participaram, citou colegas que marcaram sua trajetória, analisou a cobertura do esporte amador e lembrou a passagem de Pelé por Santa Catarina, que noticiou quando membro da equipe de jornalistas de A Notícia durante a cobertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina em São Bento do Sul, em 1996.
Entrevista realizada no dia 7 de março de 2023
Apoio: Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA).